segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe Suína e neuroses


Olha eu aqui de novo!Depois de muitos dias sem escrever uma linha sequer, passo por aqui pra dar uma desabafada.



Tô de saco cheio dessa Influeza A. Pode ter mudado de nome - que não pegou - mas continua a mesma "porcaria". Autoridades pedindo calma à população, um Ministro da Saúde que que insiste em pedir calma os brasileiros enquanto o número de mortos se multiplica a cada dia. "Não há nenhum motivo para pânico, nenhum motivo para mudar radicalmente o comportamento das pessoas". Eu até estava acreditando que não, até ver que praticamente nada está sendo feito. Hospitais e postos de saúde com funcionários completamente despreparados, sem saber direito como atender os casos que aparecem. Neste momento, são 343 mortes confirmadas.
Mudança radical? Imagine! Só lavar as mãos o dia todo, não usar copos de outras pessoas, não ter contato físico, sem abraço, sem beijo, sem mão dadas... Difícil num país como o nosso, onde as pessoas são afetuosas e se cumprimentam se tocando. No RJ, as servidoras públicas grávidas ficam em casa até dia 31 de agosto. Evitar aglomerações e locais fechados? Não, "só" os do tipo cinemas, ônibus com ou sem ar-condicionado, elevadores, salas de aula, shopping, metrô, igrejas, escritórios fechados, teatros, trens, estádios de futebol.. só...

Tô tão nerótica que nem enconsto no corrimão da escada da rodoviária. Saio do banheiro com papel toalha na mão pra não pegar na maçaneta. Tem uma saboneteira cheia de álcool gel na minha mesa. Minhas mãos estão ressecadas e tanto álcool!

Enquanto a vacina não chega pra todos, é sentar e esperar o verão chegar pra gente ver se melhora alguma coisa. Principalmente minha sanidade mental...

7 comentários:

Anônimo disse...

aaah, sabe.. eu nem ligo muito pra essa gripe suína.. se tiver que morrer.. tá tudo certo.. mas se bem que é sempre bom adiar esse dia.. ahauhua' ( zoa )
mas, eu falo assim.. porque todo mundo faz um draaaama com isso..
e quantas pessoas morrem por dia em acidentes de carro? em festas por aí? em assaltos.. ? vai exitir vacina pra isso também?
mas eu gostei do seu blog.. (:
beijos! (:

kbritovb disse...

então várias doenças e outras coisas matam mais pessoas por ano do que a gripe suína, só tá esse alarde porque é uma coisa nova, quando começar a diminuir os casos as pessoas vão começar a esquecer

Ellen D.B. disse...

Temos que continuar com a vida e fingir que tudo está normal - é o que nos dizem, é o que o ministro da saúde diz diariamente. Toda vez que entro num ônibus lotado penso: será que tem alguém doente aqui e ainda não sabe?
O mais revoltante é que muita gente tá ignorando isso: aqui na UFRGS, as servidoras públicas grávidas estão de licença; já as moças grávidas da empresa de limpeza (que é terceirizada) estão ainda trabalhando porque o dono "não quer arcar com o prejuízo".
O número de mortos é ainda maior que o divulgado, só aqui em Porto Alegre morreram várias pessoas e não vejo aumento na estatística.
Meu priminho morreu anteontem por causa da gripe. Duas pessoas que conheço estão com suspeita de contágio. Mas todos precisamos trabalhar e acreditar no poder miraculoso do sabão e do álcool: para as autoridades e todos aqueles que podem viajar para bem longe da nossa realidade, somos apenas peças essenciais de um sistema que não pode parar.

Unknown disse...

essa storia da gripe ta enchendo emso...todos falam...mas cada vez que falam mas parece com a gripe normal..eee...vamos esperar a vacina que chega no verão...ai ningume mas tem gripe eeee

Thamara Duvivier disse...

Pra ser bem sincera já estive meio neurótica como vc, agora não estou ligando muito! Tomo os cuidados necessários e olhe lá, quando lembro... rs =]
Sua preocupação é importante, mas não é pra tanto.. heheh
beijos... gostei do blog! ;**

Gabriel Tubbs disse...

Ah, pau no cu da Gripe Suína. Eu até tomo certos cuidados em relação a isso, mas eu também não vou me matar pra não morrer de gripe A.

Sei lá, eu prefiro confiar no Papai do Céu. Muito embora não adiante rezar pra ganhar na loteria se a gente não jogar, eu até que me cuido. Claro que não é nada absurdo, mas eu também não sou tão destemido assim hehe.

Anônimo disse...

Acho que o problema principal não é a gripe suína...é o despreparo da Saúde no Brasil. Enquanto na China o resultado do exame acontece em 10 minutos, por aqui esperam até 15 dias. Aqui no Rio Grande do Norte, por exemplo, os exames vão para o Pará. Quando chegam de volta, as pessoas já estão curadas ou mortas.