terça-feira, 26 de maio de 2009

Justiça suspende sistema de cotas em três universidades no Rio



"O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro suspendeu, nesta segunda-feira (25), a lei que prevê o sistema de cotas para o ingresso de estudantes carentes nas universidades estaduais(...)

A Lei estadual 5.346, do ano de 2008, pretende garantir vagas a negros, indígenas, alunos da rede pública de ensino, pessoas portadoras de deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.(...)

O relator do processo, o desembargador Sérgio Cavalieri Filho, votou contra a liminar. O Órgão Especial, no entanto, decidiu, por maioria dos votos, conceder a liminar, suspendendo os efeitos da lei. O mérito da ação ainda será julgado."



A medida vale para três universidades estaduais do RJ, inclusive a UERJ, que foi a primeira no País a adotar o sistema de cotas.
O Deputado Estadual Flávio Nantes Bolsonaro (PP) entrou com liminar na justiça, propondo ação de inconstitucionalidade contra a lei que, segundo ele, " é discriminatória e não atinge seus objetivos".

Finalmente alguém com juízo...

Fonte: Portal G1
Imagem: http://www.inmagine.com/

5 comentários:

Claudio Henrique disse...

Complicado esse negócio de sistema de cotas.

Anônimo disse...

Opa!
E nao eh que nossos blogs sao xaras, mesmo!?
Cotas, se for pra ter, sao nas melhores escolas de ensino basico, sejam particulares ou nao. Sem base, nao adianta. O resultado serah uma maior segregacao racial e a reducao do nivel da Universidade Publica.
Gostei do blog.
beijo

Alexei Jose

Pati disse...

Eu concordo muito com a retirada de cotas.
O que deve ser melhorado é o ensino das escolas públicas e não aumentar as chances de uma pessoa que não tem tanta qualificação.
Eu sei que os alunos da rede pública não tem culpas, mas nós que vinhemos de escola particular também não temos.
E é frustrante, você perder sua vaga só porque o outro, mesmo com uma nota menor é de escola pública.
Sem falar no preconceito né?

Vai ser assim, todo aluno de escola pública entrou por cota e não por desempenho proprio.
O que não é verdade.




www.cafedefita.blogspot.com ;)

Raiana Reis disse...

Valeu pela dica Mau, gostei mesmo desse vídeo, TOCOU! lindo! virei aqui mais vezes, espero te ver tb, vou te seguir pelo feed ok?!

lorena disse...

sistema de cotas é um troço burro que não vai fazer o sistema de educação progredir um milimetro. o cara chegar na universidade sem base nenhuma, é mais injusto com ele do que com qualquer outro. mania deste país de querer reparar os erros por meio de atalhos e "simplificações".

qualquer tipo de cota é burra, por cor, por renda, por classe.