domingo, 21 de junho de 2009

Olho-Gordo: falando de inveja.


Segundo São Tomás de Aquino, a inveja, um dos sete pecados capitais, é "... uma tristeza pela glória do outro, considerada como certo mal, segue-se que, movido pela inveja, tende a fazer coisas contra a ordem moral para atingir o próximo”.
Foi por inveja do amor e das bênçãos de Deus reservadas a Abel que, Caim, seu próprio irmão, tirou-lhe a vida. Não podia conviver com o sucesso de seu irmão perante Deus, e como era um incompetente, não conseguia agradar, preferiu tirar a vida do irmão.

A inveja é isso: incapacidade de conviver com o sucesso do outro.

Às vezes eu me pergunto por que algumas pessoas sentem tanta inveja que chegam a prejudicar o invejado de qualquer forma. O invejoso odeia o invejado, odeia suas conquistas, seu sucesso, odeia por tudo o ele próprio não consegue ter ou ser. Esse ódio geralmente não é declarado. Ninguém é bobo de confessar que sente inveja de outra pessoa. Se o faz, faz em tom de brincadeira, pra não ser considerado fracassado, frustrado. Então, a inveja pode vir encoberta por um elogio, disfarçada pelas manifestações de felicidade e de satisfação do “amigo”.



A inveja dá argumento a vários personagens da literatura, do cinema e da TV, e mais recentemente se popularizou ainda mais através do personagem cujo nome brinca com a indicativa de inveja: O Zeca Pimenteira. No quadro da TV, o bordão “eu sempre quis ter um assim” ficou famoso por mostrar de uma maneira bem humorada e exagerada o que o invejoso pode fazer apenas “desejando” algo alheio.

A inveja também não deixa de ser uma forma de admiração. Mesmo que seja uma admiração doentia, que produz atos negativos.

O que fazer quando percebemos que nós é que estamos no papel do invejoso? Perceber e admitir para si a própria inveja já é um grande passo para tirar saldo positivo de algo considerado tão pouco nobre. Se esforçar pra ser melhor, não do que o seu “alvo”, mas para superar a si mesmo e usando a comparação com o outro apenas como referência para seu crescimento pessoal.

Curiosidades:

- Inveja é a última palavra de Os Lusíadas, de Camões.
- É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de
Otelo de Shakespeare.
-
Outra expressão muito comumente usada no dito popular, para designar a inveja é a dor de cotovelo.
- A inveja é um dos
pecados capitais no cristianismo

Fonte: Wikipédia

Por isso o texto foi escrito em verde!

13 comentários:

Pati disse...

Eu não entendo muito bem a inveja, porque existir um sentimento tão ruim e mesquinho?
Quando na verdade, essas pessoas que sentem inveja, deviam estar lutando para conseguir coisas, e quem sabe, ser até melhor que a pessoa que ela sente inveja.
é triste. ~;


Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com =*

Raiana Reis disse...

Adorei o texto Mau, realmente a inveja é dos piores sentimentos humanos, o olho gordo emagrece o espírito.
Embora as vezes dizemos ter 'uma inveja branca'(n sei pq o termo discriminatório na cor... rende outro papo... rs)quando admiramos no outro ou na situação algo sem o desejo da cópia ou no doentio 'quero puxar seu tapete' Acho até que deveriam inventar outra palavra pra essa categoria né? ;)
Ótima semana pra vc também! beijos!

PCN disse...

Inveja é foda... Mas o pior é aquelas sem motivo aparente! Porra, uma pessoa não pode fazer sucesso que aparece uma porrada de invejosos para secar...

http://papeisriscados.blogspot.com/
&
http://twitter.com/PCNxD

Anônimo disse...

Quando tentamos nos sentir felizes é que atraímos tantas dádivas para nós mesmos...Quem não percebeu e ainda cultiva a inveja, é burro mesmo.

Pati disse...

Eu de novo.
Não gosto da expressão verde inveja...
verde é a minha cor preferida. =/

Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com =*

Camila disse...

INVEJA.. que sentimento terrível esse né?!
A inveja é o pior sentimento do mundo para mim..Não sei pq as pessoas sentem invejas..
Realmente a inveja é a "incapacidade de conviver com o sucesso do outro" , não sabe a pessoa invejosa que todos nós temos a capacidade de ter sucesso, é só ter a força de vontade e confiar ...
Enfim, ótimo post, achei intessante a questão da inveja ser associada com a cor verde..

Sucesso para ti ...


http://camilapenha.blogspot.com

FAGGH® disse...

queria TANTO ter um blog igual o seu ...(inveja) uhauhahuahua

abrç

www.celebritypoke.blogspot.com

lorena disse...

excelente assunto, e num mundo de competição acirrada que nem o nosso, isto aí existe aos montes. e é uma pena, é tão melhor, dividirmos experiencias com quem tem muito a nos ensinar, e nós tb temos tanto a ofertar.

td questão de equilibrio, bom-senso,auto-estima. atributos tão em falta.

beijos

=]

se puder passa no meu outro blog: http://liu-loren008.blogspot.com/

serás bem-vinda.

Pati disse...

Obrigada pelo cometário lá no blog.

Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com =*

Karina disse...

Oie Mauzinha,

Adorei o texto, você escreve bem, garota :).
Só que o que às vezes eu reparo é o outro lado, observo como no orkut tem gente que se acha invejada. Será que é tudo isso mesmo ou a pessoa se acha? Não estou falando de ninguém em particular, mas é algo que eu sempre vejo por lá :).

beijos e ótima semana,
ka

kris disse...

Infelizmente esse é o pior dos pecados, pelo menos pa mim.
Cobiçar as coisas alheias é muito triste!
Sem contar que atraza a vida da pessoa invejada.
Belo blog, estou te seguinho!
Dê uma passadinha no meu pra conhecer...
BjOs

Saulo Lopes disse...

Acho que cada um que quiser ter algo igual ao de uma pessoa, que se esforce e conquiste e não ficar de olho no de outra pessoa...


Muito bom o teu blog.

Visite-me se o meu e fique a vontade para comentar :)

http://saulolopes.blogspot.com

Abraço

Anônimo disse...

nome: antonia


[a inveja das recalcada]
muda o blog que é uma bostaaaaa
blog feio