sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais uma de Brasil: Auxílio-reclusão



Gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu não sabia, e não tenho vergonha de dizer que não, mas é verdade mesmo!!!! Depois de tanta bobagem circulando na net, me aparece um e-mail que informa, espanta, estarrece, assusta e revolta ao mesmo tempo! É o nosso amado Brasil – sil – sil!!

Consultei o site da previdência e a coisa ta lá, escancarada pra quem quiser ficar boquiaberto.

Tá compensando um pai de família dar um jeito de ir pra cadeia e garantir o sustento dos filhos, em vez de trabalhar e tentar sobreviver com o mísero salário mínimo! O valor? Desde 01/01/10 o bolsa-encarcerado é de – pasmem – R$798,30. Isso mesmo! Setecentos e noventa e oito reais e trinta centavos.

O que é: O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. Não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto. Foi regulado pela Lei n.8.213, de 24 de junho de 1991 (tão antigo e eu nem tinha idéia!).


Eu pergunto: em caso de um homicida, que obviamente tem o direito ao auxilio, o que acontece com a outra parte, ou seja, a família do assassinado? Provavelmente vai receber uma pensão mísera, no valor de um salário mínimo. Isso se estiver com a papelada toda correta, e depois de muito a viúva andar e mendigar um atendimento digno em algum dos postos do INSS.

Quem estiver duvidando e achando que é só mais uma daquelas lendas urbanas que passam de e-mail em e-mail, o site com conteúdo completo está aqui:

http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

Agora, é só colocar o nariz de palhaço. Leia na íntegra e revolte-se você também!





4 comentários:

Alexandre Jorge disse...

Olha ...fiquei impressionado...como temos tantas formas de se fazer INJUSTIÇAS... parece que é o avesso o correto...

parabéns... vou ficar de olho agora


www.acabacomelesflamengo.blogspot.com

Jaime Guimarães disse...

Olá!

Este auxíli-reclusão não é nem recente, existe há algum tempo e, creio, está até na Constituição. Se não me engano, em alguns estados dos EUA os ex-presidiários, ao sair da cadeia, recebem um certo valor para "recomeçar a vida". ( mas é algo irrisório e não é mensal)

Bem, mesmo que o preso tenha que cumprir com alguns requisitos para que a família receba este auxílio, eu acho isso um absurdo. Certa vez discuti sobre isso em outro blog e muita gente ligada a ONG's de "direitos humanos" deixando comentários. Disseram que o auxílio era "legítimo, pois a constituição garante que todos tenham uma vida digna e a família do preso não tem culpa e blá-blá-blá". Argumentos que até sensibilizam, principalmente quando há crianças envolvidas; no entanto, é um absurdo pensar que um traficante de drogas, um homicida, um estuprador pode ter direito a receber um valor maior do que o salário de muitos (muitos MESMO!) professores espalhados por esse país.

Aliás, lembro-me que deixei uma pergunta para certos xiitas dos direitos humanos: existe algum "auxílio" para uma família cujo o chefe foi assassinado? Imagine uma família que dependa exclusivamente do pai ou da mãe para suas necessidades e este é vítima de uma violência e é impedido de trabalhar? Como é que fica?

Reintegração se dá através do trabalho dentro do presídio. Chega de ociosidade lá dentro. Eles devem produzir para gerar alguma contrapartida à sociedade ( um médico, enfermeiro, professor, enfim, qualquer trabalhador que contribua para este país, morto é um prejuízo enorme à sociedade) e não rebeliões onde colchões são queimados e alimentos inutilizados - para depois eu bancar tudo novamente. Trabalho para essa gente, assim pagarão a pena e poderão, com o fruto do trabalho, dar um auxílio à família!

É isso. Um abraço e desculpe o longo comentário...rs

Mau Santos disse...

É isso, aí Jaime, O "auxílio-reclusão" existe desde junho/91, criado pela Lei n.8.213, e visa a proteção dos dependentes carentes do segurado preso. Seu comentário valeu demais!

catrak disse...

Ola beleza? vi seu blog em uma comunidade achei bel legal, mas tipo
tenho uma dica para tu da um Up nele, pq tu não passa ele para um
dominio profissional gratis, tipo o google indexa mais rapido e vc ganha
bem mais visitas alem de parcerias e dinheiro si for o caso.

Aqui nesse Topico nessa comunidade tem varios tutoriais olha ai:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1327088&tid=5442225959297148549&start=1

Espero que ajude..

Artilharia Digital